PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Carlos Amarante, Braga


Exposição de motivos
- Quanto à nossa primeira medida propomos que a disciplina de Educação Moral e Religiosa (E.M.R.) se torne semestral juntamente com o voluntariado. Entretanto, ainda seriam consideradas como separadas, então os alunos poderiam inscrever-se somente numa delas, ou nas duas. Assim como a E.M.R., a avaliação do voluntariado não contaria para média.
O voluntariado seria uma atividade que juntaria também diferentes turmas e anos. Relativamente ao voluntariado em si, seria variado e com diversas causas; podendo ter alcances maiores, podendo assim incluir visitas de estudo de voluntariado (ex.: Idas à praia para fazer limpeza, depois os alunos poderiam desfrutar do dia na praia). Além disso, as causas das ações de voluntariado seriam escolhidas pelos alunos.
Porque escolhemos que fosse uma disciplina semestral? Achamos que os alunos já têm horários sobrecarregados. As aulas de E. M. R também incentivam ações de voluntariado, achamos que seria a disciplina ideal para dividir o ano letivo com o voluntariado.
Porque participar no voluntariado escolar e não fazer voluntariado individualmente? Além dos alunos poderem fazer as atividades em conjunto com os colegas, tornando-as mais divertidas e trazendo mais benefícios sociais, os alunos teriam maior facilidade para participar em voluntariado. Julgamos que os alunos se possam sentir desincentivados a fazer voluntariado individualmente, também por terem que resolver as questões burocráticas relacionadas com a inscrição e o facto de serem menores de idade.
- Relativamente à nossa segunda medida seria uma nova atividade escolar na qual os alunos se encontram para discutir sobre os mais variados assuntos atuais em forma de debates a favor ou contra determinadas ideias de seu interesse. As atividades do clube não seriam obrigatórias e seriam abertas a todos os alunos, assim os alunos têm total liberdade sobre a sua participação ou não participação no clube. Para sugerir temas, os alunos podem mandar uma mensagem em privado pela conta do clube no Instagram. Ao sugerir algum tema da atualidade, o aluno deve fazer uma breve exposição sobre o tópico e, caso queira uma temática relacionada com os os problemas da vida escolar, deve fazer uma contextualização do mesmo.
- Com a nossa terceira medida queremos repensar o funcionamento da Associação de Estudantes para que ela tenha uma maior participação dos alunos que não constam nas listas e para que tenham uma atuação que atenda ao maior número possível de necessidades e desejos da comunidade escolar. Com as mudanças a Associação de Estudantes seria mais dinâmica e teria mais participação dos restantes alunos. Os alunos poderiam expressar-se de diversas maneiras, tanto digitais quanto presenciais, de forma anônima ou identificada. Além da dinamização, queremos tornar a associação de estudantes mais diversa através da implementação do sistema de Hondt nas eleições, podendo assim ter pessoas de diversas listas a fazer parte e a implementar diferentes medidas.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma disciplina opcional semestral de voluntariado interturmas.
  2. Criação de clubes de debates extracurriculares.
  3. Tornar as Associações de Estudantes mais participativas e dinâmicas.