PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Frei Caetano Brandão, Maximinos, Braga


Exposição de motivos
A criação de um gabinete multicultural tem como finalidade uma melhor integração das diferentes culturas/ etnias propondo atividades que estimem e celebrem a diversidade e os diferentes modos de vida e que permitam a inclusão da população migrante na comunidade local. Desta forma, pretende-se estabelecer canais abertos e acessíveis aos membros da comunidade escolar que elevem os valores da multiculturalidade com o intuito de uma melhor integração/ acolhimento dos migrantes; Por outro lado, os testes na língua materna facilitam a integração dos migrantes e tornam a aquisição/ avaliação de conhecimentos mais equitativa atenuando, desta forma, os impactes da sua integração no país / região de chegada; a limitação do vocabulário com expressões de ódio ou discursos marcadamente xenófobos permite criar um ambiente mais acolhedor e respeitador da individualidade dos alunos, ambiente esse, propicio à aquisição de boas aprendizagens e práticas. Por outro lado, promove a inclusão de alunos que sofrem de problemas de exclusão ou de preconceitos.


Medidas Propostas
  1. Criação de gabinetes muiticulturais abertos à toda a comunidade escolar/ de apoio aos migrantes envolvendo a escola e as instituições.
  2. Aplicação de testes/ instrumentos de avaliação na língua materna dos migrantes no primeiro ano de chegada, estabelecendo protocolos de colaboração com institutos, instituições e universidades.
  3. Estabelecer regras claras à "liberdade de expressão" na escola com penalizações para o uso de discursos xenófobos e expressões de ódio.