PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Amares


Exposição de motivos
1ª medida: Criação de uma página/plataforma online para que os alunos possam partilhar os seus problemas de forma anónima. Nesta página os alunos poderiam, de forma anónima, desabafar sobre os seus problemas e pedir conselhos. Esta página seria supervisionada por docentes e profissionais ligados à educação que tentariam dar resposta às questões colocadas ou encaminhar os alunos que for caso disso. Apesar de poder de ser anónima os alunos teriam de entrar com as suas credenciais, de modo a evitar que pessoas de fora pudessem ter acesso às mensagens. Desta forma os alunos que têm mais dificuldade em falar dos seus problemas, seja afetivos, académicos, isolamento social, assédio, violência, entre outros possam sentir-se mais confortáveis em partilhá-los e receber algum tipo de resposta.
2ª medida: Reforçar a educação/literacia financeira. Apesar de ser um tema que consta de programa de Cidadania e Desenvolvimento, a literacia financeira não tem sido devidamente aprofundada pelo que seria necessário dedicar mais tempos letivas para abordar questões práticas, do dia a dia, que possam ajudar os alunos a gerir o seu dinheiro de modo a serem adultos financeiramente responsáveis. Também propomos que especialistas da área financeira possam ir às escolas com alguma regularidade (pelo menos uma vez por período/semestre) e possam ajudar os alunos a adquirir competências financeiras através de exemplos práticos. A educação/literacia financeira enquadra-se na temática deste ano pois uma escola plural é uma escola que alberga qualquer tipo de aluno, independentemente da sua situação social e financeira. Ao trabalhar este tema os alunos poderão começar a percecionar que a forma como gerimos os nossos recursos financeiros e de outra ordem ajuda a uma melhor integração na escola e na comunidade.
3ª medida: Criação um clube de línguas e cultura. Este clube seria um local de partilha de alunos de diferentes culturas e de alunos estrangeiros que dariam a conhecer a sua cultura através de intercâmbios. Neste clube também estaria disponível um elemento de língua gestual para que que os alunos surdos-mudos pudessem também participar. As atividades deste clube permitiriam que os alunos tivessem contacto com meninos de outras realidades geográficas, culturais, linguísticas e assim adquiri competência no âmbito da cidadania para combater o racismo, a xenofobia, o bullying, entre outros. Com esta proposta pretendemos criar um espaço inclusivo, livre de barreiras de qualquer tipo, e onde todos se possam sentir integrantes na comunidade educativa.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma página/plataforma online para que os alunos possam partilhar os seus problemas de forma anónima.
  2. Reforçar a educação/literacia financeira nas escolas de modo a combater a exclusão social.
  3. Criação um clube de línguas e cultura que integre os alunos estrangeiros e de outras culturas.