PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães


Exposição de motivos
Numa escola mais plural, acentuada pela mobilidade atual, é determinante uma rápida e eficaz integração para a qual é importante o conhecimento das suas caraterísticas culturais. Para uma escola mais participativa a realização de assembleias de alunos é um passo para terem mais peso nas decisões da escola.


Medidas Propostas
  1. Assembleia/ debate para explorar, divulgar, sensibilizar para a participação cívica. Abordar temas como a importância de exercer o direito de voto, explicar o que significa a abstenção e o que pode provocar. Ensinar os alunos a tornarem-se líderes ativos, e serem no futuro cidadãos mais interventivos numa comunidade entre diferentes culturas. Estas atividades deveriam ser desenvolvidas, em articulação com as áreas de cidadania, teatro e música.
  2. Realizar simulacros/encenações sobre práticas do quotidiano vivido antes do 25 de Abril, uma vez por ano, como forma de valorizar os direitos atuais. Por exemplo: entrada nas escolas separada para raparigas e rapazes; simulação/ demonstração de repressão de conversas e vestuário, etc. (com regras, em espaço e horário definido).
  3. Cada vez mais existem alunos de outras nacionalidades que precisam de apoio para se integrarem na nossa escola, achamos que devia haver atividades e grupos de apoio para os ajudarem a sentir mais acolhidos – semana cultural - com atividades relativas aos países de origem dos alunos (gastronomia, música, cultura, construção de um mural (EV e EVT) com símbolos desses países).