PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Fragoso, Barcelos


Exposição de motivos
Os deputados presentes na sessão escolar do Parlamento dos Jovens do Agrupamento de Escolas de Fragoso consideram que a revolução de 25 de abril de 1974 foi um acontecimento marcante e determinante na história contemporânea de Portugal. Com ele foi possível que os cidadãos passassem a viver em democracia, que fossem reconhecidos direitos básicos como o acesso à habitação, à saúde e à educação, que passasse a existir uma sociedade mais livre e plural, entre muitos outros aspetos sociais que sofreram igualmente profundas transformações.
Porém, a concretização dos direitos e dos valores que estiveram na base da revolução de abril é um processo inacabado, razão pela qual será sempre necessário recordar e reviver este importante marco histórico que foi o 25 de abril de 1974. É precisamente neste sentido que vão as medidas propostas pelos deputados do Agrupamento de Escolas de Fragoso.


Medidas Propostas
  1. Cada Agrupamento de Escolas deve promover atividades evocativas do 25 de abril de 1974, como a semana do 25 de abril e a atribuição a uma sala de aula do nome “Sala 25 de abril”.
  2. Promover alterações ao currículo do ensino básico, com a inclusão de conteúdos claramente relacionados com a democracia, educação financeira, direitos e deveres dos cidadãos.
  3. Tornar as escolas mais democráticas, permitindo aos alunos a participação na gestão das mesmas, em particular no Conselho Pedagógico.