PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda


Exposição de motivos
A nossa recomendação passa pela redução da Sobrecarga Horária Curricular e Extracurricular, as quais, inibem o máximo potencial dos alunos.
Para o efeito propomos:
i) Disciplinas não obrigatórias
A proposta consiste em tornar disciplinas como TIC, EV, OA, OLE não obrigatórias no terceiro ciclo, permitindo aos alunos escolherem com mais flexibilidade as áreas de estudo de acordo com seus interesses, aptidões e necessidades. Isso visa proporcionar uma abordagem mais personalizada ao currículo.
ii) Avaliação com Testes e Minitestes
A sugestão envolve a implementação de um sistema de avaliação mais equilibrado, onde cada período teria um teste que valesse 75% e um mini teste que valesse 25%. A proposta de avaliação, com a introdução de minitestes, visa não apenas oferecer oportunidades de recuperação e refletir de maneira mais abrangente o desempenho do aluno ao longo do tempo, mas também almeja mitigar potencialmente o stress durante a época de avaliações. Este formato inovador proporciona um ambiente de avaliação mais progressivo e contínuo, contribuindo para uma experiência académica menos tensa e mais propícia ao desenvolvimento integral do estudante.

- Redução dos Trabalhos de Casa
Propomos uma gestão mais eficiente dos trabalhos de casa, limitando-os a um por disciplina, semanalmente, com no máximo quatro exercícios ou meia folha. Além disso, os professores partilhariam uma grelha na drive, gerida pelos DTs, com os trabalhos atribuídos, promovendo transparência, evitando a sobrecarga e repetição de tarefas e, sempre que possível, possibilitando que um mesmo trabalho de investigação pudesse ser avaliado em disciplinas diferentes em simultâneo sendo que há temáticas transversais a algumas disciplinas.


Medidas Propostas
  1. Redução da Sobrecarga Horária Curricular e Extracurricular: tornar algumas disciplinas opcionais no 3º ciclo, conforme as necessidades e aptidões do alunos.
  2. Avaliação contínua com testes e minitestes, criando mais elementos de avaliação para o aluno.
  3. Redução dos Trabalhos de Casa disso - os professores partilhariam uma grelha na drive, gerida pelos DTs, com os trabalhos atribuídos. Alguns trabalhos de investigação poderiam ser avaliado em disciplinas diferentes em simultâneo sendo que há temáticas transversais a algumas disciplinas.