PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga


Exposição de motivos
O espírito do 25 de abril deve ser mantido vivo nas escolas para preservar a memória histórica e promover valores democráticos.
Este evento marcou a transição de Portugal de uma ditadura para um regime democrático, simbolizando liberdade, igualdade e justiça. Ao manter viva essa memória, as nossas escolas contribuem para a formação cívica dos alunos, inspirando-os a valorizar a democracia, os direitos humanos e a participação cidadã.
Além disso, compreender o passado ajuda a desenvolver o pensamento crítico, fomentando a apreciação das conquistas democráticas e a consciência da importância da vigilância constante para salvaguardar esses princípios; isto num mundo cada vez mais conturbado e onde os princípios democráticos são cada vez mais postos em causa.


Medidas Propostas
  1. Integrar na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento atividades curriculares que abordem a história, os ideais e os valores associados à Revolução dos Cravos. Isso pode contribuir para uma compreensão mais profunda do significado do 25 de Abril entre os estudantes, promovendo o respeito pelos direitos humanos, liberdade e democracia.
  2. Organizar eventos como exposições, palestras, debates, peças teatrais que destaquem e celebrem os feitos e os valores do 25 de Abril. Esses eventos podem envolver a participação ativa dos estudantes e de pessoas convidadas que viveram o tempo da ditadura, incentivando, assim, a reflexão crítica sobre questões sociais e políticas.
  3. Implementar programas que incentivem a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões dentro da escola. Isso pode incluir a criação de conselhos estudantis, assembleias de alunos, de acordo com a vontade de cada escola, que permitam aos estudantes expressar as suas opiniões e contribuir para as decisões que afetam a comunidade escolar.