PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Vieira do Minho


Exposição de motivos
1-
- Participação Democrática: Promoção da inclusão das ideias dos alunos na definição da carga letiva e tipo de ensino, através de Assembleias com Delegados de turma e o Diretor.
- Autonomia Escolar: Fortalecimento da autonomia das escolas, permitindo que cada instituição, dentro de limites, defina a sua carga letiva, tipo de ensino e currículo.
- Envolvimento dos Estudantes: Valorização da voz dos alunos ao incluir delegados de turma nas decisões, fomentando um ambiente educativo mais participativo.
- Adaptação às Necessidades Locais: Possibilidade de adaptação precisa às necessidades e realidades locais, contribuindo para uma educação mais contextualizada.
- Diversificação e Dinamismo: Enriquecimento do processo educativo ao incorporar perspectivas e experiências dos estudantes, tornando o ambiente escolar mais dinâmico e envolvente.

2-
- A escolha Livre promove a liberdade de escolha dos alunos.
- A medida alivia a pressão sobre os estudantes que optam por percursos não universitários, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo.

3-
A educação escolar em Portugal recorre a um método do século XIX com professores do século XX e métodos de ensino desatualizados. Há uma real necessidade de atualizar programas, currículos, carga letiva e metodologias de ensino de acordo com as necessidades de competências a desenvolver nos alunos do século XXI.


Medidas Propostas
  1. EU SOU OUVIDO: Numa lógica participativa e democrática, as ideias dos alunos serem tidas em conta na definição de uma percentagem da carga letiva, metodologias e tipo de ensino em Assembleia de Delegados de Turma e Diretor no início do ano letivo.
  2. EU OPTO: No contexto democrático livre plural e participativo, propõem-se que as realizações dos exames nacionais de secundário sejam opcionais para quem não quer frequentar a universidade.
  3. NÓS XXI: Maior aproximação entre o currículo, o ensino e a aprendizagem escolar com a vida real, ajustado aos objetivos e projetos de cada aluno.