PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe


Exposição de motivos
Os estudantes acreditam que a escola enquanto instituição deve se adaptar ao contexto que a rodeia, desta forma deverá também atender às carências e interesses. A envolvência da escola com a realidade dos estudantes proporcionará o maior interesse estudantes e as aprendizagens serem mais significativas.
A par da ideia supracitada, os estudantes também idealizam uma escola em que os métodos de ensino sejam renovados, com uma vertente mais prática onde os próprios possam tomar o papel principal no seu processo de ensino aprendizagem.
Os estudantes defendem também que o papel do professor deve ser reconhecido e valorizado, pelas entidades superiores e pelos próprios. Os estudantes acreditam que a valorização da carreira docente terá efeitos diretos no melhoramento da escola portuguesa.


Medidas Propostas
  1. Motivar os alunos nas aulas através da ligação aos seus interesses e carências. Oferecendo um cariz mais prático às aulas onde o estudante torna-se agente da sua própria aprendizagem. Tal como previstos no documento da OCDE "Bússola das Aprendizagens 2030".
  2. Apostar em métodos inovadores no ensino e introdução no currículo escolar de temáticas atuais e com ligação à vida prática (Educação Financeira, Educação Sexual, Yoga).
  3. Maior valorização do trabalho dos professores, com aumento da qualidade de vida dos docentes (aumento salarial, ajudas de custo).