PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Le Rocquier School
Exposição de motivos
A prioridade da inclusão nunca foi tão importante. A pandemia global aumentou a necessidade de criar sociedades mais resilientes e iguais. A desigualdade e a fragilidade social estão a aumentar. Crianças e jovens chegam à escola sem terem comido nada em casa e precisam estar nutridas para que possam estar concentradas nas aulas e terem as mesmas capacidades de aprendizagem dos outros.A inclusão na educação necessita garantir que cada estudante se sinta valorizado e respeitado, desenvolvendo um forte sentido de pertença à escola que frequenta.
Faltam, nas escolas, professores de Educação Especial, técnicos especializados, terapeutas e assistentes operacionais. Há assistentes operacionais que sem formação assumem o papel de enfermeiros por falta de pessoas especializadas. Consideramos que cada vez mais o Ministério da Educação exige mais às escolas, mas não dá os recursos e apoio para que possam cumprir as exigências. Tem de haver mais apoios, mais técnicos, mais professores de educação especial.
Medidas Propostas
- Criação de um clube do Pequeno-almoço, o qual disponibiliza uma refeição gratuita (torradas, leite, fruta, cereais, sumo, por exemplo) a todos os alunos que quiserem usufruir do serviço.
- Criação de acessibilidade física nas escolas com rampas e casas de banho adaptadas para que os alunos com deficiências motoras ou visuais se possam movimentar, sem qualquer restrição ou receio.
- Contratação urgente de mais professores de Educação Especial, Técnicos especializados, terapeutas e assistentes operacionais, de forma que a escola seja de facto inclusiva e dê assistência às necessidades específicas de cada criança.