PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Le Rocquier School


Exposição de motivos
A prioridade da inclusão nunca foi tão importante. A pandemia global aumentou a necessidade de criar sociedades mais resilientes e iguais. A desigualdade e a fragilidade social estão a aumentar. Crianças e jovens chegam à escola sem terem comido nada em casa e precisam estar nutridas para que possam estar concentradas nas aulas e terem as mesmas capacidades de aprendizagem dos outros.
A inclusão na educação necessita garantir que cada estudante se sinta valorizado e respeitado, desenvolvendo um forte sentido de pertença à escola que frequenta.
Faltam, nas escolas, professores de Educação Especial, técnicos especializados, terapeutas e assistentes operacionais. Há assistentes operacionais que sem formação assumem o papel de enfermeiros por falta de pessoas especializadas. Consideramos que cada vez mais o Ministério da Educação exige mais às escolas, mas não dá os recursos e apoio para que possam cumprir as exigências. Tem de haver mais apoios, mais técnicos, mais professores de educação especial.


Medidas Propostas
  1. Criação de um clube do Pequeno-almoço, o qual disponibiliza uma refeição gratuita (torradas, leite, fruta, cereais, sumo, por exemplo) a todos os alunos que quiserem usufruir do serviço.
  2. Criação de acessibilidade física nas escolas com rampas e casas de banho adaptadas para que os alunos com deficiências motoras ou visuais se possam movimentar, sem qualquer restrição ou receio.
  3. Contratação urgente de mais professores de Educação Especial, Técnicos especializados, terapeutas e assistentes operacionais, de forma que a escola seja de facto inclusiva e dê assistência às necessidades específicas de cada criança.