PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava


Exposição de motivos
Após um longo período de ditadura, o 25 de abril, trouxe-nos novas oportunidades e novas maneiras de viver, de forma a haver uma maior igualdade na população no acesso à educação e formação.
Os tempos são outros, da liberdade de expressão, à liberdade de ensinar, à liberdade de ser e estar, juntaram-se outras liberdades, do facilitismo, da pouca exigência e da desculpabilização de muitos comportamentos, justificando-se os mesmos com a mudança de valores e ideais sociais.
A escola deve continuar a ser democrática, de todos e para todos, mas deve ser exigente na formação das suas crianças e jovens.
Desta forma, as medidas sugeridas vão ao encontro de uma escola mais exigente, ajustada à nova realidade e à continuidade da implementação de reformas válidas, eficazes e coerentes com os novos tempos.


Medidas Propostas
  1. Maior rigor na seleção dos cursos para os alunos.
  2. Haver uma melhor articulação entre o uso dos tablets e o suporte manual.
  3. Mudanças nos conteúdos programáticos, que atualmente são demasiados extensos e desajustados, tanto das novas profissões como do que são os programas universitários, não acompanhando as mudanças e as transformações deste novo século, a tecnologia que é a realidade de hoje. Programas mais pequenos, mas mais exigentes, não permitindo facilitismos na avaliação dos mesmos, dando assim uma maior credibilidade à educação e à escola de hoje.