PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira


Exposição de motivos
O nosso projeto sobre o tema em discussão “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, tem como objetivo apontar medidas concretas e exequíveis, no plano escolar, que contribuam para a melhoria das condições de acolhimento dos alunos recém chegados ao nosso sistema educativo, oriundos de outros países/culturas. O debate sobre o tema incidiu particularmente na discussão de estratégias e indicação de caminhos para a construção de uma estrutura educativa adequada à nova realidade global, onde a cultura dos povos se mistura e deixa de estar confinada às fronteiras de origem desses mesmo povos.
Para além da preocupação com a pluralidade do nosso sistema educativo, esteve também presente em todo o debate a procura pela definição de uma abordagem educativa mais atualizada e participada. Esta nova abordagem, baseada em novos métodos de ensino e num maior envolvimento dos alunos, tanto no que respeita à organização das estruturas e espaços escolares como na definição de parte dos conteúdos a abordar em cada uma das áreas curriculares, procura corresponder de forma mais adequada às expetativas dos nossos alunos e a uma sociedade em constante mudança.


Medidas Propostas
  1. Permitir aos alunos, a escolha democrática de um conteúdo a abordar em cada disciplina.
  2. Criação de um "sarau cultural“, com alunos estrangeiros, onde se demonstrem hábitos/costumes/tradições de locais diferentes.
  3. Promover a contribuição de alunos de diferentes culturas na difusão de novos conhecimentos em várias disciplinas.