PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Amareleja, Moura


Exposição de motivos
No que concerne à primeira medida é notório que os ginásios da escolas não estão dotados dos materiais necessários. Se nos focarmos nas pessoas com algum tipo de deficiência essa realidade ainda é mais notória. É importante que estes alunos se sintam incluídos na sociedade, começando pelas escolas e para tal é necessário dotar as ginásios desse tipo de materiais tornando a disciplina de educação física e o desporto um lugar cada vez mais inclusivo.
Relativamente à segunda medida, focamo-nos nas ajudas dadas pelas câmaras municipais, a todos os alunos, que não têm ASE (Apoio social Escolar às famílias necessitadas) que , por vezes, não conseguem suportar o valor das visitas de estudo. Posto isto, deveria existir uma compensação monetária de quinze euros para todos os alunos com vista a colmatar estas dificuldades.
Por fim, defendemos que a Língua Gestual Portuguesa e o braille devem estar presentes no currículo da escola para todos os alunos. A disciplina de Cidadania será a disciplina mais indicada, tal como português para ter esta aprendizagem. Esta medida irá tornar a escola e acima de tudo a sociedade cada vez mais inclusiva.


Medidas Propostas
  1. Criação de salas e aquisição de materiais da disciplina de educação física adaptados para pessoas com deficiências físicas, motoras, visuais e auditivas.
  2. Disponibilidade de aumento de verbas para a realização de visitas de estudo.
  3. Introdução na disciplina de cidadania de conteúdos como a língua gestual portuguesa e Braille.