PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico


Exposição de motivos
Muitas vezes os alunos provenientes do estrangeiros não são bem integrados nas escolas. Apesar de serem apoioados no âmbito da língua portuguesa não materna, não se sentem integrados e isolam-se. Assim, é necessário acolher melhor esses alunos através de atividades que os envolvam na comunidade escolar e na sociedade em geral.
O direito ao voto para o Conselho Executivo é importante, pois os alunos devem ser considerados nesta tomada de decisão, que se pretende o mais democrática e participativa possível.
Uma vez que os alunos, principalmente os das regiões autónomas, se veem muitas vezes privados de assistir a eventos culturais (teatro, cinema, concertos, entre outros) ou de visitar espaços que poderiam contribuir para o enriquecimento cultural e científico dos mesmos (museus, exposições temporárias, entre outros), o apoio à realização de visitas de estudo ao continente português é extremamente importante. Apesar de existirem alguns programas que apoiam esse tipo de visitas (como Programa Bento de Góis), os mesmos raramente dão resposta, de forma oportuna e rápida, às necessidades dos alunos.


Medidas Propostas
  1. Disponibilização de mais apoios aos alunos provenientes do estrangeiro, não só ao nível da aprendizagem da língua portuguesa, mas também no que respeita à integração social e cultural.
  2. Direito de voto aos delegados de turma do ensino secundário aquando da eleição do Conselho Executivo.
  3. Criação de medidas de maior incentivo e apoio financeiro a visitas de estudo que diminuam a descontinuidade geográfica entre o continente português e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.