PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S Cardeal Costa Nunes


Exposição de motivos
Pretendemos que os alunos possam compreender em que consiste o Parlamento e a Assembleia Regional, interessar-se por esta área e querer participar em iniciativas como o Parlamento dos Jovens, o que consideramos ser importante para o seu desenvolvimento cognitivo, pessoal e escolar.

Por exemplo, organizar sessões de estudo fora do horário escolar, de forma voluntária e aberta. Contando com a orientação de professores de diversas disciplinas de forma a os alunos poderem apresentar dúvidas, e as mesmas serem explicadas. Queremos que os alunos se sintam à vontade e confortáveis, desta forma pretendemos que os alunos com mais facilidade na matéria posta em causa sejam uma espécie de “explicador” para o colega, promovendo assim a interajuda, através dessas atividades, os alunos poderão desenvolver as suas capacidades cognitivas, melhorar os seus resultados escolares, aprender a trabalhar em conjunto, a viver em sociedade e em comunidade.

Pensamos que esta é uma forma de incluir, no âmbito escolar, alunos que não são católicos, uma vez que, em grande parte das escolas, apenas existem aulas de religião católica. Com isto, todos os alunos passariam a ter o mesmo direito de participar em aulas da sua religião. É também uma forma de integrar alunos de outras religiões na comunidade escolar e permitir aos alunos de religião católica ficarem também a conhecer um pouco mais acerca de outras religiões e culturas.


Medidas Propostas
  1. Promover visitas de estudo ao Parlamento e a participação democrática através das aulas de cidadania e desenvolvimento.
  2. Realização de atividades que promovam entreajuda de alunos com maiores capacidades e alunos com mais dificuldades, fora do horário escolar, de forma voluntária e num espaço aberto a toda a comunidade escolar do básico.
  3. Implementação de aulas de outras religiões, de forma que a esta disciplina não contribua como uma nota no final do semestre/ano, permitindo aos alunos se sentirem integrados no âmbito escolar, independentemente da sua religião