PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S das Lajes do Pico


Exposição de motivos
1- A Constituição da República Portuguesa consagra, no seu artigo 41.º, a inviolabilidade da liberdade de consciência, de religião e de culto, garantindo a liberdade de ensino de qualquer religião. De acordo com o artigo, defendemos que, no ato da matrícula, deveria ser obrigatória a apresentação da opção de aulas sobre diferentes religiões.
2- Devido à existência de um maior índice de imigração, existem mais alunos estrangeiros com diferentes experiências e histórias. Com esta medida pretendemos que os alunos estrangeiros partilhem as suas experiências com outros colegas que passaram por algo semelhante e assim se sintam mais integrados no espaço escolar.
3- Devido à existência de um maior índice de imigração, existem mais alunos estrangeiros com diferentes experiências e histórias. Com esta medida pretendemos que os alunos estrangeiros partilhem as suas experiências com outros colegas que passaram por algo semelhante e assim se sintam mais integrados no espaço escolar.


Medidas Propostas
  1. Integrar na matrícula a opção de aulas sobre diferentes religiões. A Constituição da República Portuguesa consagra, no seu artigo 41.º, a inviolabilidade da liberdade de consciência, de religião e de culto, garantindo a liberdade de ensino de qualquer religião. De acordo com o artigo, defendemos que, no ato da matrícula, deveria ser obrigatória a apresentação da opção de aulas sobre diferentes religiões.
  2. Criação de um gabinete de apoio ao aluno estrangeiro. Devido ao aumento da transferência de alunos estrangeiros para as nossas escolas, a nossa medida visa a sua melhor integração, criando um gabinete/local de apoio onde poderiam pedir ajuda em algum tipo de trabalho ou tradução. Podendo também, muitas vezes, ser necessário um tutor acompanhar os alunos nas aulas, no caso de precisarem de tradução.
  3. Criação de um clube direcionado para alunos de forma a conseguirem partilhar as suas experiências de imigração.