PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba


Exposição de motivos
A educação é crucial na formação dos cidadãos e de uma sociedade justa. Parafraseando o educador Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” O 25 de abril em Portugal trouxe, não apenas a liberdade política, mas também o livre acesso à educação. Essa liberdade educativa, não só permitiu um maior leque de escolhas, como também despoletou uma educação alicerçada no pensamento crítico e centrada na cidadania ativa. As transformações que se têm vindo a operar nesta área, evidenciam a importância da educação numa sociedade informada, justa e progressista. Muitos passos já foram dados, o caminho é infinito e a rota deve ser sempre centrada no aluno e nas suas potencialidades.
Consideramos que um aluno não é apenas o resultado das suas avaliações. Deve ser respeitado, apoiado e motivado para aprender mais e melhor. A escola pode e deve ajudar todos os alunos a melhorar os seus resultados escolares, mas também a serem cidadãos de excelência. Mas como? As medidas que a EBS Tomás de Borba apresenta pretendem ser um singelo contributo nessa melhoria.


Medidas Propostas
  1. Reforçar o domínio da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento “Literacia Financeira e a Educação para o Consumo” a partir do 2º ciclo, aumentado a periodicidade da sua abordagem.
  2. Anualmente, aumentar o número mínimo de atividades extra sala de aula, nomeadamente visitas de estudo.
  3. Aumentar as ofertas nas escolas ligadas ao ensino artístico.