PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI de Ponta Garça


Exposição de motivos
Uma escola participativa e plural desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional, promovendo uma panóplia de experiências que contribuem, favoravelmente, para um ambiente mais inclusivo, promotor do respeito pela diversidade, do diálogo e da formação de cidadãos críticos e conscientes.
Desta forma, vemos como essencial a participação e representação de todos os elementos da comunidade escolar, nomeadamente, dos alunos, nas assembleias e reuniões dos órgãos executivos, dos conselhos de turma e outros. O objetivo é que os alunos participem, sejam ouvidos, representados e façam parte integrante das decisões da escola. Assim, propomos uma alteração no estatuto dos alunos do 7º, 8º e 9º anos para que possam organizar Associações de Estudantes, à semelhança dos seus colegas do ensino secundário.
A proposta acima mencionada encontra-se relacionada com a nossa segunda medida, que propõe uma maior incidência na valorização e respeito pela diversidade de todos os alunos, promovendo a justiça, bem como, a liberdade e democracia no ambiente escolar. Respeitar a diversidade e a liberdade dos alunos é fundamental para criar um ambiente inclusivo e enriquecedor permitindo a cada estudante desenvolver a sua identidade. A tolerância e o respeito à diversidade também cultivam valores essenciais para uma sociedade e escola plural.


Medidas Propostas
  1. Representar a comunidade estudantil (7º, 8º e 9º anos) através da criação de Associações de Estudantes, nas reuniões dos órgãos executivos, conselhos de turma e outras.
  2. Valorizar e respeitar a diversidade na escola promovendo a justiça, a liberdade e a democracia no ambiente escolar.
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