PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S Armando Cortes Rodrigues


Exposição de motivos
Viver abril de 1974 em 2024 é motivo para sentirmos que ganhámos uma democracia, uma democracia que se desenvolveu em vários campos nestes 50 anos. Muitos? Não, mas para nós sim, pois todos já nascemos dentro deste contexto democrático. Os caminhos percorridos nestes anos todos abriram novas estradas, tendo uma delas “entrado” pelas escolas. A educação tem vivido à luz da democracia que urge ainda mais numa conquista de uma escola mais plural e mais participativa. Neste sentido, as nossas três medidas visam exatamente este preceito.
Através da primeira medida, pretendemos que os alunos tenham mais poder de intervenção na escola, nomeadamente na tomada de decisões junto dos órgãos da mesma (executivo e pedagógico), tendo como representantes alunos de diferentes ciclos que possam transmitir os interesses da maioria dos alunos, tornando a escola mais participativa e plural.
Se os capitães de abril foram pioneiros na luta pela liberdade de expressão e de pensamento, porque não fazer com que os alunos sejam como esses capitães? Assim, e com a segunda medida, pretendemos que os alunos tenham um ambiente escolar mais dinâmico, e que consigam promover mais atividades nas quais possam interagir mais uns com os outros, quer a nível desportivo, cultural, quer a nível de competições saudáveis com recurso às diferentes disciplinas, dentro da sua escola e com outras escolas.
Queremos uma “terra da fraternidade” (escola) onde o povo (alunos) “é quem mais ordena.” Por isso, na nossa terceira medida propomos o direito a mais bolsas de estudo, não só para alunos, mas também para professores, para que todos possam continuar a aprender. O saber não ocupa lugar e, para que cheguemos mais ao nível de outros países, necessitamos de maiores reforços à educação. O acesso à educação e à cultura é um direito de todos os portugueses, consagrado na Constituição da república Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo. Para que haja uma educação decente e abrangente, é preciso que todos tenham acesso a esta, tendo em conta que as ajudas financeiras são também necessárias para a sua realização.


Medidas Propostas
  1. Maior poder de intervenção dos alunos na escola junto dos órgãos (executivo e pedagógico), tornando a escola mais participativa e plural.
  2. Promover um ambiente escolar mais dinâmico onde os alunos possam interagir mais a nível desportivo e cultural, com competições saudáveis, recorrendo a diferentes disciplinas, dentro da sua escola e com outras escolas.
  3. Direito a mais bolsas de estudo, não só para alunos, mas também para professores, como enriquecimento profissional e pessoal.