PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES da Ribeira Grande


Exposição de motivos
1) As escolas são ambientes de excelência, próprios para o desenvolvimento da educação para os Direitos Humanos, para a cidadania ativa e para a participação democrática. De forma a atingir esses objetivos, é fundamental dotar as escolas de condições físicas e humanas, de forma a criar ambientes propícios à integração dos estudantes e ao desenvolvimento harmonioso das relações humanas. As nossas escolas, como espaço físico, têm sido descuradas. O mesmo acontece com os recursos humanos.
2) Implementar programas de tutoria entre pares, nos quais alunos mais velhos (com bom desempenho escolar) ajudam colegas mais novos. Poderiam funcionar nas salas de estudo e/ou bibliotecas. Os alunos dispostos a ajudar no final do ano seriam certificados pela escola e este certificado poderia dar-lhes vantagens no acesso a espaços de lazer do seu munícipio.
3) Criação de aulas de apoio aos estudantes que pretendem aprender a língua materna do imigrante, que tenha chegado recentemente à escola, de forma a facilitar a interação do imigrante aprendendo as frases básicas de conversação. Criação de um grupo de alunos que fique responsável por mostrar a escola, os locais onde os estudantes se reúnem e prestar apoio aos imigrantes.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o investimento nas infraestruturas e nos recursos físicos e humanos das escolas.
  2. Implementar programas de tutoria entre pares.
  3. Apoiar imigrantes.