PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço


Exposição de motivos
Promover a democratização do ensino, garantindo o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares.

Promover a educação para a cidadania, instituindo a formação cívica dos alunos.

Cabe à escola, em parceria com as famílias, assumir o importante papel de facilitar a aprendizagem dos conceitos inerentes à cidadania e de transmitir estes valores e princípios democráticos que ajudarão a formar alunos responsáveis e conscientes dos seus direitos e deveres.

A escola deve ser encarada como um espaço democrático e de aprendizagem cooperativa, desempenhando um papel fundamental na formação cívica dos alunos.


Medidas Propostas
  1. Ciclo de encontros onde se reafirme a importância da Revolução de 25 de Abril na escola de hoje, com a participação dos pais/EE.
  2. Recolher testemunhos junto das gerações mais velhas, promovendo tertúlias de partilha de experiências com as gerações mais novas.
  3. Criação do mural "O 25 de Abril na escola de hoje", que permita o reviver Abril diariamente, lembrando os jovens da necessidade de reforçar a participação na vida pública e política na escola de hoje.