PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, Abraveses, Viseu


Exposição de motivos
O ensino gratuito e universal é um dos direitos que está previsto na legislação portuguesa. Esse direito, embora na sua generalidade esteja concretizado, em alguns aspetos está condicionado e perigosamente ameaçado. Algumas dessas ameaças passam pela falta de professores e outros colaboradores nas escolas; passam pela fraca participação/envolvimento dos alunos em processos de decisão no que diz respeito ao que se passa no ensino em Portugal e nas respetivas escolas; e passam também pela inadequação dos próprios currículos às reais necessidades atuais e futuras dos alunos.
É urgente olhar para o nosso sistema educativo de forma séria e empenhada, por parte dos nossos governantes, de modo que as futuras gerações possam ter como garantido o direito à educação e a uma educação de qualidade.


Medidas Propostas
  1. Propomos que sejam criadas melhores condições de trabalho e medidas mais atrativas à profissão docente, e outros colaboradores, para que continuemos a ter nas escolas professores para garantir o direito à educação. Em Portugal o ensino gratuito e universal é um dos direitos que está previsto na legislação. No entanto este direito está condicionado pela falta de professores e outros colaboradores nas escolas.
  2. Propomos que sejam criadas disciplinas (preferencialmente não tão teóricas como as comuns) que preparem os jovens efetivamente para aspetos da sociedade que serão essenciais para o seu futuro. Como por exemplo a gestão financeira, primeiros socorros, inteligência artificial e suas ameaças/potencialidades, gestão familiar, psicologia, gastronomia/culinária, ...
  3. Propomos a sensibilização e a preparação dos jovens para o seu envolvimento em organizações/eventos onde suas opiniões serão ouvidas e tidas em conta.