PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Duarte, Vil de Soito, Viseu


Exposição de motivos
Os estudos na área da educação indicam que os resultados escolares refletem o nível socioeconómico e o grau de escolaridade dos progenitores dos alunos, o que se verifica na maioria das escolas periféricas, face aos centros urbanos de maior dimensão. Propomos, pois, que sejam criadas oportunidades e experiências compensatórias do seu contexto mais adverso, como o acesso a eventos e/ou equipamentos diversos, com base no espírito democrático e da igualdade de oportunidades que inspirou Abril. A construção de uma cidadania ativa, alicerçada em valores democráticos, não é indissociável do papel dos professores nas escolas. Para garantir a pluralidade da Escola de Abril, é imperativo valorizar a carreira docente, quer no acesso à profissão, quer no fator remuneração, quer ainda nas condições de trabalho e autonomia das escolas. Numa sociedade pautada pelo ritmo vertiginoso de profundas transformações, a presente proposta aponta para a criação de uma escola mais reflexiva, na qual todos os intervenientes, e, em particular, os alunos, possam ter uma intervenção direta, concretizando-se o espírito democrático promovido pelo 25 de Abril.
Esta participação democrática apoiar-se-ia, por exemplo, na divulgação dos eventos e respetivos temas a abordar, nomeadamente consultas públicas, através de redes sociais e códigos QR.


Medidas Propostas
  1. Incrementar o investimento nas Escolas, com discriminação positiva para os alunos das escolas periféricas.
  2. Tornar a profissão de professor atrativa, com prestígio e recompensadora.
  3. Criação de assembleias regulares, com a participação de alunos, professores e pessoal não docente, na perspetiva do debate.