PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira


Exposição de motivos
A escola deve ser encarada como um espaço democrático e de aprendizagem cooperativa, desempenhando um papel fundamental na formação cívica dos alunos.
“Interculturalidade na escola: oportunidades e desafios.”- ressaltamos que a promoção da interculturalidade não é apenas responsabilidade da escola, mas de toda a sociedade, enfatizando a colaboração entre escola, família e comunidade para criar um ambiente inclusivo e enriquecedor.
"Saúde e Bem-Estar na Escola: a procura de ambientes propícios para os alunos" - Criação de um investimento governamental multissetorial em programas abrangentes de conscientização, prevenção e intervenção para proteger a saúde mental dos adolescentes, destacando a responsabilidade de todos na implementação de estratégias contínuas para promover o bem-estar psicológico dos alunos.
A Era do digital nas Escolas
O digital chegou à sala de aula. Como podem as escolas adaptar-se?
garantir acesso universal à tecnologia, abordar desigualdades socioeconómicas, promover o equilíbrio entre métodos tradicionais e digitais, e educar sobre práticas responsáveis no uso da tecnologia. A participação da comunidade, considerando estratégias como tornar a internet um serviço público, é essencial para criar um ambiente educacional equitativo, inovador e seguro.

A escola é um espaço de desenvolvimento de competências múltiplas, entre elas a capacidade de participar de forma eficaz e construtiva em diferentes contextos relacionais, cooperando com os outros, exercendo direitos e deveres de forma crítica, responsável e solidária e resolvendo conflitos quando necessário, num quadro de defesa dos valores democráticos que garantem a vida em comum.


Medidas Propostas
  1. Interculturalidade na escola: oportunidades e desafios - Reestruturação da importância da interculturalidade na escola, abordando as oportunidades e desafios associados a lidar com a diversidade cultural dos alunos. Há cada vez mais a necessidade de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças culturais, promovendo a tolerância, aceitação e equidade.
  2. Saúde e Bem-Estar na Escola: a procura de ambientes propícios para os alunos - Introduzir o tema da importância da saúde e bem-estar na escola, com foco especial no aspeto psicológico dos alunos. Destacando a necessidade de promover o bem-estar emocional, proteger os alunos de experiências adversas e reconhecer a importância deste equilíbrio para o sucesso académico, social e emocional.
  3. A Era do digital nas Escolas - O digital chegou à sala de aula. Como podem as escolas adaptar-se? Promoção de uma educação e consequente sensibilização, dos cidadãos para os desafios que se colocam à comunidade, nomeadamente a questão que se prende com a problemática da Era do digital nas Escolas.