PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Infante D. Henrique, Repeses, Viseu


Exposição de motivos
A nossa primeira medida tem como objetivo a adoção de uma metodologia ativa. A adoção de uma metodologia ativa, ou seja, de apoio ao desenvolvimento dos alunos, potenciará o seu espírito crítico e capacidade reflexiva e conduzirá a um maior desenvolvimento da autoconfiança e da autonomia. Por meio do debate, o maior compartilhamento de opiniões permite aumentar o poder da argumentação; é uma forma eficaz de promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e por meio do trabalho colaborativo, os alunos cooperam entre si, aumentando assim a produtividade e a qualidade da execução das tarefas e evitando o problema atual que é a procrastinação.
Esta abordagem incentiva os alunos a participarem ativamente nas atividades, compartilharem ideias e resolverem problemas juntos. Ao promover a interação entre os alunos, essa abordagem também ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipa.
A nossa segunda medida prevê a diminuição da discriminação, de qualquer tipo, seja por base da etnia, deficiência, cultura, religião ou outra.
Antes do vinte cinco de abril as pessoas que fossem "diferentes", sofriam discriminação e acabavam por não serem aceites na comunidade educativa. Assim para contrariar e acabar com essa desigualdade, tal como se tem tentado fazer desde a existência dos Direitos Humanos, a nossa medida pretende criar momentos, atividades que incluam toda a sociedade escolar, por turmas, de forma a promover a interculturalidade para melhor compreensão das diferentes formas de vivência e respeitá-los.
Com a terceira medida pretendemos mostrar o quão importante são os projetos pedagógicos na educação de competências para a vida. Temos visto que muitos dos alunos, ao fim de saírem da escola, não sabem por onde começar e tendem a ficar com os pais por longos anos. Assim, é fundamental criar nas escolas oficinas de aprendizagens sobre as necessidades básicas (cozinhar, coser, literacia financeira etc.) para que os jovens se sintam mais à vontade.


Medidas Propostas
  1. A adoção de uma metodologia ativa, ou seja, apoiar o desenvolvimento dos alunos através de “discussões” e trabalho colaborativo.
  2. Aumentar a interação entre jovens de diferentes culturas, religiões e etnias criando momentos como palestras, convívios ou atividades.
  3. Apostar na avaliação por competências em vez de conhecimentos descartáveis através da criação de grupos de trabalho.