PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio da Imaculada Conceição


Exposição de motivos
Quando se fala de uma escola participativa e plural queremos referir uma escola cuja intenção é, precisamente, ir além dos currículos, contribuir para uma mudança gradual, onde os vários atores educativos, porque fazem parte da realidade diária e a entendem do ponto de vista prático, possam negociar, entre si e entre outras organizações e instituições, momentos e espaços de educação mais benéficos para todos. Mas isso não poderá ser devidamente implementado se não se levar a cabo, a nosso ver, um triplo eixo que se deveria materializar num novo mandato para a educação do século XXI.
Assim, assumindo o nosso papel de agentes ativos de cidadania, propomos um conjunto de medidas que fomentam uma Escola plural e consciente do dever na res publica pela participação.

1ª Medida
Anualmente, em assembleia, cada turma deveria desenvolver e propor uma medida que considerasse pertinente para a melhoria do funcionamento da escola. As medidas propostas seriam então analisadas e avaliadas por um júri do concurso que incluiria representantes dos estudantes, professores, associação de pais e da comunidade externa (ex.: Junta de Freguesia/ Câmara Municipal).

2ª Medida
Não queremos que nenhum fator seja impeditivo de participação, já que, infelizmente, ainda há escolas que não cumprem com rigor esta regra.

3ª Medida
Este é um tema ainda muito discutido e desvalorizado pelos nossos governantes, em assembleia. Os jovens, cada vez mais, necessitam de estar informados sobre questões de âmbito financeiro, a fim de se capacitarem para o exercício dos seus direitos e deveres de cidadãos.


Medidas Propostas
  1. Realização de um concurso anual para fomentar a criatividade e o empreendedorismo dos alunos.
  2. Garantir que as instalações físicas sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência, fornecendo recursos digitais e tecnológicos que possam ser utilizados por todos os alunos, independentemente de alguns constrangimentos psicomotores.
  3. Maior reforço do currículo em áreas como a educação financeira, que visam preparar os alunos para o futuro