PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul


Exposição de motivos
As medidas propostas e votadas por unanimidade resultam de uma análise ao sistema de educação português, que pese embora tenha sofrido grandes avanços após o 25 de abril de 1974, ainda persistem lacunas graves, no que alude à educação de qualidade para todos, tal como se preconiza no ODS 2030. Daí, acreditar-se que a escola tem de se atualizar e acompanhar os progressos da sociedade, quer do ponto de vista tecnológico/digital, quer das metodologias de ensino aprendizagem. A escola do século XXI necessita de acreditar e potenciar, não só as aprendizagens curriculares/académicas, mas também o desenvolvimento integral de cada aluno, contemplando as especificidades e necessidades de cada estudante. As competências sociais associadas à criatividade, pensamento critico, trabalho em equipa, comunicação e diálogo igualitário devem fazer parte das dinâmicas de sala de aula e das metodologias da própria escola.


Medidas Propostas
  1. Alterar a possibilidade das aulas de substituição (em caso de falta do docente) traduzirem-se em tempo livre para os alunos.
  2. Incentivar o conhecimento cultural, artístico, literário e desportivo através de visitas de estudo, aulas de campo e visitas em espaços da comunidade, conciliando as aprendizagens de sala de aula com a realidade envolvente.
  3. Melhorar as condições digitais das escolas (rede, internet).