PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo
Exposição de motivos
O 25 de abril de 1974 foi um marco histórico em Portugal, marcando o fim do regime ditatorial do Estado Novo. A Revolução dos Cravos trouxe consigo uma série de transformações políticas, sociais e culturais, incluindo mudanças significativas na educação.Nas últimas décadas, inúmeras mudanças aconteceram, colocando interrogações ao futuro da educação e obrigando a repensar o papel da escola em todo o processo educativo. Este surge como o meio mais eficaz de combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias. A educação é o fator determinante na integração plena de um cidadão.
Com a chegada de alunos de outros países há necessidade de mudança, pois alguns alunos não se integram nas atividades pelo facto de serem de outra raça ou religião.
Temos ainda colegas com dificuldades económicas que precisam de apoios financeiros que nem sempre existem e isso pode levar à sua exclusão.
A escola é um espaço de construção e formação do conhecimento sendo, por excelência, o local que tem como principal foco a aprendizagem proporcionada a todos os alunos e deve estar preparada para o fazer.
Na escola todos temos direitos e deveres. Todos têm direito a aprender nas melhores condições possíveis, mas também temos o dever de estudar para sermos bons alunos e crescermos como cidadãos ativos na nossa comunidade escolar e no meio em que estamos inseridos.
Medidas Propostas
- Valorizar a história, cultura e contributos de diferentes grupos e minorias presentes na escola para promoção e incentivo a um melhor aproveitamento escolar e alargamento do conhecimento de outras culturas;
- Atribuição de vouchers, dados pela escola, para os alunos/famílias que têm dificuldades económicas;
- Requalificar a sala de convívio com jogos de entretenimento (damas, cartas, dominó…), promovendo assim atividades em grupo para se criarem elos de amizade e evitar o uso de ecrãs e melhorar os cacifos para guardar as mochilas em segurança.