PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades


Exposição de motivos
Honrando o legado do 25 de abril e reconhecendo seu papel fundamental na história de Portugal, o tema "Viver Abril na Educação" propõe uma reflexão profunda sobre como os valores democráticos, a liberdade e os direitos humanos podem ser incorporados no contexto educacional. O 25 de abril de 1974 representou, não apenas a conquista da liberdade política, mas também um marco na luta pela justiça social, pela igualdade e pelo acesso à educação para todos os cidadãos portugueses.
A educação desempenha um papel fundamental na sociedade, pois é através dela que transmitimos os valores que sustentam uma sociedade democrática e pluralista.
Contudo, apesar dos avanços alcançados desde abril de 1974, ainda enfrentamos desafios significativos na escola. Questões como a desigualdade de acesso à educação, a falta de recursos nas escolas, a exclusão social e a marginalização de certos grupos continuam a ser obstáculos que impedem a realização plena do ideal democrático na educação.
Assim, as medidas por nós apresentadas vão no sentido de mitigar os problemas que se verificam, atualmente, em contexto escolar.
Medida 1
Criação de debates sobre questões de âmbito escolar e da sociedade em geral.
Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. A criação de debates com temas selecionados pelos alunos permitiriam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas.
Formando assim pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos.
Medida 2
Criação de esquipas de alunos para acolher e integrar estudantes oriundos de nacionalidade estrangeira.
A escola agrega uma diversidade cada vez maior de alunos, torna-se, portanto, crucial promover a sua inclusão. A criação de equipas de alunos para prestar um apoio personalizado aos recém-chegados nas escolas, irá facilitar a mitigar de dificuldades de adaptação promovendo a sua plena integração.
Medida 3
Melhorar as condições de conforto térmico nas salas de aula.
A falta de atenção ao conforto térmico nas escolas pode afetar a saúde e até o rendimento dos alunos.
O ambiente na sala de aula deve proporcionar uma interação agradável e promover o bem-estar. Porém, quando o ambiente apresenta algum desconforto ambiental, passa a ser o motivo das alterações comportamentais e a diminuição do rendimento escolar.
Além destas questões face aos desafios colocados pelas alterações climáticas, é crucial tornar os edifícios escolares resistentes ao clima e mais eficientes em termos energéticos, nomeadamente através da instalação de painéis solares.


Medidas Propostas
  1. Criação de debates sobre questões de âmbito escolar e da sociedade em geral.
  2. Criação de esquipas de alunos para acolher e integrar estudantes oriundos de nacionalidade estrangeira.
  3. Melhorar as condições de conforto térmico nas salas de aula.