PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde


Exposição de motivos
1. Num mundo cada vez mais global e sem fronteiras é importante consciencializar todos os jovens para o cumprimento dos Direitos Humanos e para o combate à exclusão e ao preconceito. Estes, são fenómenos que se alimentam, na maioria das vezes, do medo do desconhecido e do receio do que é diferente. Aceitar o outro tal como ele é, perceber as diferenças sociais e culturais que nos rodeiam, combater o discurso de ódio, o bullying, a desinformação e o preconceito, debatendo estas temáticas em atividades organizadas em colaboração com diversas disciplinas do 2º e do 3º ciclo (sessões de sensibilização, exposições, teatro, música…), parecem-nos passos essenciais para prevenir as desigualdades, promover a equidade e, assim, tornar o mundo um lugar muito melhor.



2. A escola deve ser um lugar onde todos os alunos se sintam acolhidos e felizes, independentemente da sua condição física ou social e do lugar de onde vêm. Incluir todos é, por isso, essencial. Assim, consideramos fundamental que todos os intervenientes na organização escolar sejam sensibilizados e formados para esta realidade, de forma a desenvolverem o seu trabalho reconhecendo a diversidade e a diferença e respeitando os princípios da igualdade de oportunidades e da inclusão.


3. Os alunos e as alunas são o público-alvo da escola. Consideramos muito importante que se organizem momentos que lhes permitam participar mais ativamente nas decisões sobre a sua educação e sobre o quotidiano da organização escolar. Saber o que pensam, o que consideram que deveria mudar ou melhorar, debater ideias, obter consensos, criar projetos… para além de aumentar o seu envolvimento na escola, permitirá desenvolver competências ao nível da autonomia, da cultura democrática e da cidadania ativa.


Medidas Propostas
  1. Criar um mês destinado à abordagem de temas fraturantes nas escolas – promoção de diversas atividades que permitam reduzir a exclusão social e o preconceito.
  2. Promover formação sobre inclusão e interculturalidade direcionada a toda a comunidade educativa (alunos, docentes, encarregados de educação/ pais e auxiliares de ação educativa).
  3. Realizar, de forma regular, “Reuniões de Delegados” para, em conjunto, debater problemas e tomar decisões sobre assuntos que afetem o ambiente escolar.