PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Souselo, Cinfães


Exposição de motivos
O dia 25 de Abril de 1974 marcou uma viragem do panorama político, social e económico de Portugal. Conseguiu-se viver em liberdade e pudemos começar a viver de uma maneira melhor. Antes desse dia, as coisas eram diferentes, não podíamos falar livremente, escolher nosso governo ou ter muitas das coisas que temos hoje. Os nossos avós sempre contam muitas histórias sobre como tudo mudou nesse dia. Falam de como as pessoas foram para as ruas, os cravos vermelhos foram oferecidos aos militares, e isso ajudou a trazer a democracia para o nosso país. A liberdade que temos hoje é graças aos que lutaram naquela época. Se não fosse o 25 de abril, não poderíamos estar aqui agora, por exemplo a escrever um projeto de recomendação que será apresentado num fórum nacional de debate de ideias. É com base nesta ideia que avançamos com três propostas de medidas que, basicamente, andam todas à volta do mesmo objetivo, discutir, apresentar e fazer chegar as ideias dos jovens a quem, por via das eleições, nos governa. Ao propormos a criação de plataformas on-line de discussão sobre estes assuntos estamos a criar sinergias por forma a trazer a debate imensos temas e tornar possível a participação de todos quanto para ele queiram contribuir. A criação de Clubes de Liberdade nas escolas, é uma forma de se fazer alguma intervenção a nível mais local e direcionado em função da realidade de cada escola. Por fim, associada à medida anterior, pensamos ser de extrema importância que cada escola/agrupamento de Escolas possa rever os seus projetos educativos por forma a criar um ambiente onde todos se sintam respeitados, independentemente da sua origem, género, religião ou orientação. Estas sugestões têm o objetivo de criar um ambiente escolar mais inclusivo, participativo e alinhado com os valores democráticos e de liberdade defendidos no 25 de abril, respeitando e agradecendo às pessoas que tornaram possível este clima de liberdade e de democracia em que vivemos.


Medidas Propostas
  1. Criação de plataformas online para permitir a participação ativa dos estudantes, mesmo fora do ambiente escolar, incentivando a colaboração e a expressão de ideias, assentes em projetos de voluntariado.
  2. Criação e promoção de um clube em rede : “Clube da Liberdade”; devidamente regulamentado pela Direção Geral de Educação, à semelhança por exemplo, da rede de Clubes Europeus ou da Rede de Clubes de Robótica, por forma a discutir temas relevantes, promovendo a troca de ideias e o respeito às opiniões diversas dentro do seio das escolas e das redes das quais estas fazem parte.
  3. Rever os projetos educativos das escolas por forma a garantir a promoção da inclusão e diversidade na escola, possibilitando a criação de um ambiente onde todos se sintam respeitados, independentemente de sua origem, género, religião ou orientação.