PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Viso, Viseu


Exposição de motivos
No âmbito dos trabalhos de dinamização do programa Parlamento dos Jovens na nossa escola, este ano dedicado ao tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, concordamos que faz todo o sentido festejar a vitória da Democracia e os cinquentas anos da conquista da Liberdade política e social envolvendo as escolas, aproveitando os valores da Cidadania participativa para a construção de uma escola mais plural e inclusiva.
Num mundo que atravessa momentos controversos, em que os radicalismos se procuram reinstalar sob a força de novas formas de violência, em que nas escolas se sentem os reflexos dos medos e das incertezas, precisamos todos de ajudar a construir na escola novos espaços de diálogo e de cooperação na integração das diferenças, na luta contra a indiferença, no acompanhamento de situações de intolerância e desrespeito pelos valores conquistados em Abril de 1974.


Medidas Propostas
  1. Defendemos que o sistema de Ensino deve disponibilizar os manuais e cadernos de atividades em formato digital, de forma gratuita às famílias, complementando com o uso dos manuais em papel.
  2. Propomos que o currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento deve ser atualizado, com o aumento para 1 tempo letivo semanal e a integração de áreas práticas como educação culinária; educação financeira; defesa pessoal, entre outras.
  3. Defendemos a criação nas escolas de 2.º e 3.º CEB de uma equipa multidisciplinar que monitorize áreas essenciais para uma Escola mais plural e inclusiva, nomeadamente: situações de discriminação, assédio e bullying e a integração de alunos emigrantes e refugiados, entre outras situações.