PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Resende


Exposição de motivos
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Nesta data celebra-se a revolta dos militares portugueses, que no dia 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, com o objetivo de acabar com o atraso em que o País se encontrava, erradicar as gritantes injustiças e desigualdades sociais, construir um regime suportado na liberdade de opinião, de escolha e representação.
No dia de hoje, a opinião dominante é que vivemos em democracia, num regime político em que os cidadãos no uso dos seus direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Contudo, persistem ainda algumas injustiças e embora vivamos num regime representativo que resulta da realização de eleições livres, continuam por resolver diversos problemas relacionados com o sucesso na escola, a criação de oportunidades para acesso ao trabalho, à habitação e aos bens culturais de especial relevância para uma vida em sociedade.
A grande esperança do século vinte e um para que as democracias vinguem consiste na afirmação plena da escola, do saber e da interiorização de valores que fomentem uma atitude pacífica e faça prevalecer a equidade no acesso aos bens económicos, sociais e culturais.
Estamos esperançados que a Escola que frequentamos hoje, continue a prestar um serviço de qualidade no sentido de emancipar os jovens e através de uma política de inclusão permita criar uma sociedade mais integradora e justa.


Medidas Propostas
  1. Incrementar o intercâmbio e a colaboração entre escolas dos diferentes países e continentes promovendo uma consciência global e o respeito pela diversidade de credos, culturas e opções políticas, no contexto de uma cidadania ativa e transformadora;
  2. Através das escolas devem ser apoiadas e divulgados projetos e iniciativas dos jovens que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, diminuindo a carga excessiva de aulas sem pôr em causa o potencial transformador da Escola de hoje;
  3. Criar espaços e momentos de reflexão e de criação artística, de forma interdisciplinar, com o objetivo de celebrar e preservar a memória histórica do 25 de abril, numa escola ativa e reflexiva, vendo reconhecido o seu papel na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.