PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
Exposição de motivos
Para este ano letivo, a Assembleia da República, definiu como tema a debater no projeto Parlamento dos Jovens – Viver abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa.Tendo em conta esta temática, consideramos que uma escola nunca poderá ser verdadeiramente inclusiva, plural e participativa se não reunir condições equitativas e de igualdade para todos. A escola deve valorizar a diversidade de perspetivas, experiências e identidades, assim como deverá promover a inclusão de diferentes vozes, culturas e pontos de vista. A participação de toda a comunidade escolar é fundamental neste processo.
Consideramos que as escolas já desenvolvem, quer através dos seus currículos, quer através de Clubes e Projetos, nomeadamente no âmbito da Cidadania, atividades que promovem a diversidade, a participação democrática e a inclusão, no entanto pensamos que muito se poderá, ainda, fazer.
Não nos podemos esquecer que somos, muitas vezes, confrontados com atos de violência nas escolas, com obstáculos que “fecham” caminhos a crianças e jovens com incapacidades, com falta de recursos para alunos e demais agentes educativos, sem uma verdadeira digitalização das escolas, etc.
As escolas deveriam ser um ambiente privilegiado para a promoção de uma cidadania ativa, para a participação democrática, de promoção, de colaboração, de integração e de crescimento.
Medidas Propostas
- Promover a inclusão de diferentes etnias e culturas, através da realização periódica de atividades multiculturais no espaço da escola.
- Atribuir bolsas de estudo, apoios económicos para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades no acesso ao ensino básico e/ou superior.
- Melhorar as acessibilidades nas escolas (casas de banho adaptada, por exemplo) para pessoas com deficiências.