PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Nadir Afonso, Chaves


Exposição de motivos
Sob a égide do Parlamento dos Jovens, a escola conheceu uma singular feição da atividade dos alunos, animados pela descoberta de novas formas de expressão e participação, usadas em prol da divulgação e afirmação das suas ideias. O desafio de viver Abril deu-lhes a palavra, incentivou a reflexão e o espírito crítico necessários à escola que se quer mais do que nunca plural e participativa, onde todos são reconhecidamente membros de pleno direito.
Dar voz aos alunos implica pensar e implementar ações que suscitem o diálogo e a participação, condições indispensáveis a uma cidadania crítica e ativa, mobilizadora de valores e competências que sustentem a tomada de decisões, que prepare para fazer escolhas, para confrontar pontos de vista, para tomar decisões e resolver problemas.
Nesta perspetiva, as medidas propostas visam colmatar a falta de atividades extracurriculares na escola, tendo em vista desenvolver projetos e ações que comprometam os alunos na construção de uma vivência escolar positiva e fomentem a sua participação crítica.


Medidas Propostas
  1. Criar uma comissão de estudantes que integra alunos dos 5.º e 6º anos, apoiada por dois professores e dois Encarregados de Educação.
  2. Criação de um orçamento participativo para apoiar o desenvolvimento de pequeno projetos da iniciativa dos alunos.
  3. Criação de Clubes que apoiem o desenvolvimento de práticas artísticas coletivas.