PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto


Exposição de motivos
A escola de hoje é cada vez mais inadequada a realidade da sociedade. O desajuste na educação ativa dos nossos jovens passa, quase na totalidade, por uma ação/influencia escolar. Dessa forma defendemos cada vez mais uma escola ativa e plural.
É importante diversificar as aprendizagens, torna-las ativas e tornar a escola de todos e para todos. É importante consciencializar, sensibilizar e responsabilizar a comunidade educativa para os novos e diversificados desafios. A comunidade educativa é para todos e é a partir desta comunidade que cresce e se forma alguns princípios da sociedade.


Medidas Propostas
  1. Tornar a cidadania uma disciplinar multidisciplinar e com conteúdos ligados ao dia a dia/futuro dos alunos.
  2. Escolaridade obrigatória até ao 9 ºano - dando a possibilidade aos alunos com poucos interesses académicos de prosseguir outras aprendizagens sem estarem ligados ao meio escolar e sem perturbar quem tem objetivos académicos superiores.
  3. Não haver distinção de alunos por escalão - pretende-se uma igualdade nos valores das senhas/escalões escolares iguais para todos os alunos, uma vez que estamos numa escola pública e num sistema que pretende a inclusão e igualdade social.