PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo


Exposição de motivos
1. Com a livre circulação de pessoas na União Europeia e os fluxos de refugiados/emigrantes, os países da Europa e também Portugal tornam-se muito apelativos. Assim deveriam existir leis rigorosas para controlar a entrada no país, de forma a ser benéfica para essas pessoas e para o País que as recebe.

2. Desde o 25 de abril Portugal foi avançando no numero de anos da escolaridade Obrigatória, hoje já são 12 anos. No entanto nas Escolas faltam percursos educativos diferenciados , para que todos os alunos gostem e queiram andar 12 anos na Escola, percepcionando-a como o verdadeiro elevador social.

3. Outra conquista do pós 25 de abril, foi a Integração e agora a Escola Inclusiva. No entanto nas Escolas são muito insuficiente os recursos humanos e materias para dar resposta as imensas e diferenciadas necessidades Educativas especiais desses alunos, sendo muitas vezes meros depósitos.


Medidas Propostas
  1. Criação de legislação que controle a entrada de pessoas (emigrantes e/ou refugiados) em Portugal, de forma a terem efetivo trabalho, habitação e saúde, de forma a beneficiarem eles e o País com a sua vinda.
  2. Criação na Escola de ramos de ensino regular, vocacional e profissional, desde o 7º ano de escolaridade, de forma a cada aluno escolher o tipo e área de Ensino que mais lhe agradasse, fazendo assim os 12 anos de escolaridade motivado e feliz.
  3. Disponibilização de respostas educativas e terapêuticas para os alunos de necessidades educativas especiais, em ambiente escolar e/ou em Centros especializados, dando assim respostas reais às necessidades de todos os alunos.