PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima


Exposição de motivos
O tema "Viver abril na educação”, revestido de caracter interdisciplinar, mereceu a nossa melhor atenção, tendo sido amplamente discutido e investigado. Com este projeto de recomendação, procurámos, por um lado, propor medidas que vão de encontro às necessidades do meio escolar onde o Agrupamento está inserido, e que tenham influência direta na motivação dos alunos para a aprendizagem e, por outro lado, promovam uma atitude cívica e proativa, de forma a preparar os jovens para a superação dos seus problemas e à integração/participação na sociedade atual.
Destacamos a importância da promoção de atividades lúdicas que fomentem a socialização dos jovens, tais como jogos tradicionais, jogos de cartas ou de tabuleiro, clubes diversos, por exemplo Clube de leitura ou teatro, que afastem as crianças e os jovens dos aparelhos eletrónicos, nomeadamente dos telemóveis e que associem a escola a momentos de diversão e convívio.
Defendemos que na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é crucial abordar temas relacionados com a vida ativa, tais como educação financeira, trabalho em equipa, proatividade, participação/intervenção cívica, entre outros, de forma a que a escola revele sentido prático para os alunos e não seja meramente um ensino enciclopédico. Valorizámos ainda os valores cívicos, baseados numa conduta focada em relações pessoais dentro de uma sociedade (Escola/meio envolvente) em que as relações entre os cidadãos (alunos) ocorram de forma positiva.
É também importante, numa escola plural e participativa, ouvir os alunos, as suas preocupações e sugestões, através de reuniões mensais, nas quais estariam presentes representantes de todos os ciclos de ensino, com o objetivo de discutir problemas relacionados com a dinâmica da escola e das aprendizagens em sala de aula, com vista ao incremento da motivação dos alunos e consequentemente à melhoria das aprendizagens.


Medidas Propostas
  1. Aumentar, nas escolas, o número de atividade lúdicas, extracurriculares, através da criação de clubes diversos.
  2. Integração na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de temas relacionados com a vida ativa, promovendo um espaço de diálogo e de reflexão, de forma a preparar os jovens para a vida adulta.
  3. Realização de “Conselho de Alunos”, com uma periodicidade mensal.