PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Caminha


Exposição de motivos
1- Apesar do melhoramento nas infraestruturas escolares verificadas nos últimos anos em Portugal, é verdade que subsistem ainda demasiados estabelecimentos de ensino sem as condições necessárias de conforto para uma efetiva aprendizagem dos nossos alunos. O bem-estar dos alunos será condição obrigatória para a existência de uma Escola onde os alunos se envolvam positivamente na vida escolar;

2- Pensamos que as Escola devem promover, também em articulação com as Associações de Estudantes, workshops para todos os alunos estrangeiros, com atividades de promoção e valorização de diferentes culturas como, por exemplo:
a. Comida típica dos respetivos países nas cantinas escolares;
b. Jogos de tabuleiro e jogos tradicionais de cada país;
c. Afixação de cartazes traduzidos nas diferentes línguas com indicações sobre salas de aula e espaços;
d. DAC com as disciplinas de Português, Inglês, Francês/Alemão/Espanhol, Geografia e História onde os alunos estrangeiros falariam um bocadinho sobre o seu país, como foi a adaptação quando chegaram a Portugal e iriam partilhar memórias e experiências tal como os alunos nacionais também partilhariam coisas típicas do nosso país de modo a que houvesse um encontro de culturas.

3- Consideramos ser crucial reduzir a carga horária diária/semanal, uma vez que a atual configuração promove um grande cansaço, havendo trabalhos em demasia. O horário muito denso faz com que os alunos não tenham muito tempo nem vontade para estudar nem para participar noutras atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente clubes e projetos.


Medidas Propostas
  1. Dotação de equipamentos para o aquecimento das salas de aula.
  2. Criação da “Semana da Integração”.
  3. Reformulação do currículo escolar com diminuição da carga horária semanal.