PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez


Exposição de motivos
A crise da Democracia deve-se ao facto de algumas instituições minarem por dentro, mau desempenho político, ausência de valores éticos, caráter e competências em muitos dos que ocupam altos cargos, procedimentos injustos, pouco nítidos, que têm como consequência um mau desempenho de algumas pessoas que ocupam altos cargos, o surgimento de instituições autocratas e/ou populistas, relegando-se iniciativas, ações e decisões em prol duma melhor qualidade de vida dos portugueses e satisfação das necessidades coletivas, consequências e irresponsabilidade daqueles que deveriam manter viva a memória e o porvir do 25 de abril de 1974.
As desigualdades, as injustiças e a incapacidade das instituições se adaptarem às novas realidades tem contribuído para o aparecimento de organizações populistas e extremistas.
No sec. XXI nós jovens temos sérios problemas com a falta de habitação, muitas das nossas famílias enfrentam graves obstáculos para aceder a uma casa para viver, enormes dificuldades para usufruir de cuidados médicos e de saúde, deficiente qualidade no sistema educativo, impossibilidade de fixação dos jovens , entre outros. O 25 de abril para nós não é passado, nem história, mas deve ser presente e futuro!


Medidas Propostas
  1. Reformar o atual sistema político de modo a complementar a democracia representativa com a democracia participativa, alterando o sistema eleitoral com a implementação dos círculos uninominais, promovendo uma maior responsabilização dos senhores deputados.
  2. Criar instituições que acautelem os interesses das gerações futuras, associado ao desenvolvimento sustentável.
  3. Implementar regras sérias de transparência, associadas ao exercício de cargos políticos e altos cargos públicos, limitando os mandatos dos deputados, nomeadamente na Assembleia da República.