PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
St. Peter´s School
Exposição de motivos
De modo a tornar a escola um local que incentive a participação ativa, propõe-se a criação de um espaço onde os alunos propõem medidas a serem aplicadas na sua escola, passando estas por um processo semelhante ao que fazemos no Parlamento dos Jovens, através de várias fases e votações. Este destinar-se-ia ao ensino básico e secundário (do 5.º ao 12.º ano), onde cada ano propõem uma medida, existindo um total de 8 propostas que seriam apresentadas à Direção da Escola por 8 alunos representantes, um de cada ano, que seriam eleitos juntamente com as propostas. Para estas propostas serem executadas numa escola, e dependendo da sua elaboração, uma percentagem do orçamento escolar seria dedicada a estas. Este processo realizar-se-ia no início de cada ano letivo, de modo a melhorar o ambiente da sua escola, preparando, ainda, os alunos para a vida democrática.Sendo a escola um local que deve valorizar a diversidade, seria importante a criação de uma semana, por ano letivo, dedicada à diversidade cultural! A escola do século XXI deve ser participativa e livre para novas aprendizagens, abrangendo a interculturalidade. A escola é um lugar de importante destaque nesta missão de integração e liberdade. Hoje em dia, a grande mobilidade das pessoas contribui para uma partilha mais eficaz de tradições e costumes. Aproveitando a criatividade dos alunos e professores das escolas, serão então dinamizadas inúmeras atividades para este projeto, com o objetivo de nos propormos a conhecer o “outro”. Durante a última semana de aulas de cada ano letivo, serão escolhidas diferentes culturas para explorar e analisar. A pesquisa de canções típicas é uma excelente maneira de abranger o conhecimento e cultura dos alunos. A partilha de testemunhos pessoais e das vivências de cada um, envolvendo mesmo conhecidos ou familiares, como entrevistas ou conversas esclarecedoras, são certamente objetivos para este projeto. Trazer receitas e trajes típicos dos países dessa cultura serão atividades propostas aos alunos e professores durante essa semana.
Esta proposta visa contribuir para uma escola plural e diversificada a nível cultural, proporcionando aos alunos e professores um clima de amizade e respeito entre todos, com uma aprendizagem cooperativa e desempenhando um papel de devida importância na formação cívica dos alunos.
Sendo a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento parte integrante do Currículo Nacional, deveria existir uma reestruturação da mesma. Deveria ser incutido, na disciplina, um projeto de voluntariado para apoio à comunidade onde a escola se insere. Desta forma, os alunos têm a oportunidade de participar em projetos de solidariedade e dar o seu contributo para ajudar a população. No início do ano letivo e com a ajuda do professor, cada turma deve entrar em contato com associações/instituições de solidariedade locais para, em conjunto, definir de que forma podem ajudar e fazer a diferença no apoio à população carenciada.
Medidas Propostas
- Criação do Parlamento Escolar.
- Criação da Semana Cultural.
- Reestruturação da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.