Exposição de motivos
As medidas propostas permitiriam dar uma ideia aos responsáveis pela escola da opinião geral dos alunos sobre a qualidade da mesma e valorizar a liberdade de expressão. Estas medidas visariam proporcionar a oportunidade aos alunos de demonstrarem qualquer possível descontentamento ou vontade em relação à instituição na qual passam a maior parte do seu dia. A aplicação das medidas poderia ocorrer através, por exemplo, de formulários eletrónicos, sendo, preferencialmente, respondidos em contexto de sala de aula (se possível, numa aula com o Diretor/a de Turma) ou, em alternativa, enviados diretamente para cada aluno/a e respondidos de acordo com a sua disponibilidade. Os questionários seriam anónimos, de modo a dar a oportunidade e a liberdade a cada aluno/a de se expressar sobre a escola de um modo coerente com os seus pensamentos, ao invés de procurar modificar o seu pensamento em prol de preservar a sua situação individual.
Medidas Propostas
- Participação ativa na escola de forma a melhorar as infraestruturas escolares (preocupação com a falta de condições das instalações sanitárias, salas de aulas, instalações desportivas e balneários, biblioteca, bar dos alunos).
- Aplicar inquéritos, no final de cada período e/ou no final do ano letivo, com tópicos relevantes sobre as condições da escola , sendo que cada tópico teria um pequeno conjunto de perguntas e as respostas a cada pergunta seria por seleção, podendo cada aluno/a fazer uma observação por baixo de cada resposta, de forma anónima.
- Substituir as suspensões de alunos por trabalho comunitário, exceto em casos muito graves (agressões e/ou ameaças que coloquem em causa a integridade física e psicológica).