PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Vasco da Gama, Sines


Exposição de motivos
1º Os ateliers são bastante importantes nas Escolas, pois são uma ferramenta que fomenta a componente criativa da aprendizagem, através de contextos pedagógicos mais flexíveis que permitem uma maior variedade de perceções, imagens e representações, facilitando a interdisciplinaridade. Os ateliers de artes/letras/números, permitiriam as relações socioafetivas e a partilha de atividades físicas e digitais, facilitando a criação de relações entre alunos, e a expansão os seus horizontes a novas pessoas e novas culturas. Estes ateliers poderão incentivar os alunos de todas as faixas etárias a encontrar uma vocação ou paixão para que possam aprender de uma forma mais motivadora.


2º A educação ambiental tem por objetivo promover a literacia ambiental na sociedade e em cada um dos indivíduos que a compõe, tendo como propósito a adoção de comportamentos que suportem a melhoria da sustentabilidade ambiental do Planeta. Desta forma, consideramos que a criação de uma disciplina que aborde exclusivamente a literacia ambiental, de carácter obrigatório, para todos os anos letivos, iria ter um impacto positivo na vida não apenas dos alunos, mas de todos os cidadãos portugueses.
Ao incutir estes conhecimentos às crianças desde pequenas estaríamos a desenvolver uma sociedade capaz de lidar com os problemas ambientais atuais e do futuro. Consideramos que seria bastante benéfico haver no currículo, a promoção da literacia ambiental, com um modelo mais construtivista e menos expositivo, permitindo aos alunos desenvolver atividades e projetos não apenas na própria escola, mas sim em conjunto com a comunidade local, onde se encontram integrados, incentivando todos a resolver, de forma ativa e democrática, questões ambientais.


3º A nossa escola tem representados quase 30 países, é uma escola intercultural e consideramos que é importante haver o Atelier Intercultural, pois permitiria conhecermos mais sobre as várias culturas existentes nas escolas e também darmos a conhecer a nossa cultura.
Os ateliers Interculturais nas Escolas, visariam implementar um programa de promoção da interculturalidade, dinamizando atividades de combate à discriminação, objetivando a integração e inclusão de todos os alunos portugueses e de outras nacionalidades.
Estes seriam um espaço de convívio, partilhas, comemorações de datas simbólicas e, sobretudo, um desafio à convivência saudável entre todos e à criatividade.


Medidas Propostas
  1. Criar ateliers nas escolas: Artes; Letras; Números.
  2. Promover nas escolas a literacia ambiental em trabalho de articulação com associações locais e nacionais.
  3. Dinamizar Ateliers Interculturais nas escolas “todos Diferentes, todos Iguais”.