PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Sebastião da Gama, Setúbal


Exposição de motivos
As medidas propostas permitiriam dar uma ideia aos responsáveis pela escola da opinião geral dos alunos sobre a qualidade da mesma e valorizar a liberdade de expressão. Estas medidas visariam proporcionar a oportunidade aos alunos de demonstrarem qualquer possível descontentamento ou vontade em relação à instituição na qual passam a maior parte do seu dia. A aplicação das medidas poderia ocorrer através, por exemplo, de formulários eletrónicos, sendo, preferencialmente, respondidos em contexto de sala de aula (se possível, numa aula com o Diretor/a de Turma) ou, em alternativa, enviados diretamente para cada aluno/a e respondidos de acordo com a sua disponibilidade. Os questionários seriam anónimos, de modo a dar a oportunidade e a liberdade a cada aluno/a de se expressar sobre a escola de um modo coerente com os seus pensamentos, ao invés de procurar modificar o seu pensamento em prol de preservar a sua situação individual.


Medidas Propostas
  1. Participação ativa na escola de forma a melhorar as infraestruturas escolares (preocupação com a falta de condições das instalações sanitárias, salas de aulas, instalações desportivas e balneários, biblioteca, bar dos alunos).
  2. Aplicar inquéritos, no final de cada período e/ou no final do ano letivo, com tópicos relevantes sobre as condições da escola , sendo que cada tópico teria um pequeno conjunto de perguntas e as respostas a cada pergunta seria por seleção, podendo cada aluno/a fazer uma observação por baixo de cada resposta, de forma anónima.
  3. Substituir as suspensões de alunos por trabalho comunitário, exceto em casos muito graves (agressões e/ou ameaças que coloquem em causa a integridade física e psicológica).