PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica da Boa Água, Quinta do Conde, Sesimbra


Exposição de motivos
Os alunos defendem que os alunos que chegam de novo às escolas (migrantes ou não) devem ter um suporte à sua inserção no novo contexto escolar e social, e que este deve ser realizado por uma equipa pedagógica constituída por técnicos e alunos Voluntários.
Também em virtude das alterações que a sociedade enfrenta atualmente, os deputados consideram que a escola os deve preparar para as necessidades que são transversais a todos os alunos no futuro, independentemente de escolhas educativas para o seu percurso profissional. A escola deve preparar para a vida real e ativa, quer na vertente científica quer na de cidadania e mundo do trabalho.
Consideram ainda que é necessário um cada vez maior envolvimento dos cidadãos na vida política e na gestão democrática, sendo que para tal devem estar preparados com conhecimento e prática para a sua participação efetiva na vida democrática do país.


Medidas Propostas
  1. Criação do Projeto INTEGRA-TE com enfoque na inclusão de novos alunos (portugueses e estrangeiros).
  2. Criação de disciplinas semestrais opcionais no 3º ciclo e secundário de Primeiros Socorros, Programação e Literacia Financeira.
  3. Generalização das Assembleias de Turma e de Escolas para incremento da gestão democrática.