PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Hermenegildo Capelo, Palmela


Exposição de motivos
Entendemos por escola plural uma escola que inclua todos, seja qual for a sua cor, religião, orientação sexual, nível socioeconómico ou nacionalidade. É preciso integrar todos, envolve-los na escola e levá-los a ter sucesso. Ninguém deve ficar para trás. Para isso a escola precisa de ter meios (físicos, humanos) e ninguém melhor que os alunos para saber o que é necessário. Daí a necessidade de equipas do ministério percorrerem as escolas do país para ouvir o que os alunos têm a dizer sobre as suas necessidades e dar seguimento a uma resposta, que melhore a vida de todos nas escolas
Sabemos também que muitos alunos sentem uma grande desmotivação e abandonam a escola ou sentem pouco estímulo para terminar a escolaridade obrigatória. É preciso ajudá-los a encontrar um sentido para a vida futura, que os motive também para a escola, enquanto lá estão. Daí propormos o contacto com diferentes setores do mundo do trabalho, através de workshops, realizados por empresas ou profissionais, individualmente, que funcionem, junto dos alunos, como inspiração e um incentivo para a vida.


Medidas Propostas
  1. Criação uma comissão de estudantes para apoio aos alunos com mais dificuldades, que contribua para apoiar e integrar todos.
  2. Criação do projeto "Palavra da comunidade educativa", em que equipas do Ministério da Educação iriam visitar as escolas, observar as suas condições e ouvir os delegados de turma e as suas opiniões sobre o que a escola necessita.
  3. Realização da semana das profissões, para o 3º ciclo, em que diferentes empresas viriam à escola mostrar o seu trabalho e realizar workshops com os alunos .