PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo


Exposição de motivos
- Com o tema Abril sob cenário de fundo, questionamos se a liberdade na Educação contém em si o conceito de liberdade efetiva que deveria ter, sendo este permeável à Escola do séc. XXI.
Ora bem, se, por um lado, o ensino deve ser uma oferta, de acesso obrigatório a todos os cidadãos, gratuito e inclusivo, sabemos que há muitos alunos a quem a Escola não tem dado resposta, encontrando-se, ainda, a aguardar vaga. Por outro lado, consideramos que o tempo que um aluno passa na Escola, longe da família, é excessivo, permitindo permutar papéis: os pais são hoje tutores e os professores autênticas famílias.
Em suma, acreditamos que a escola deve ser para todos, bem como deve ser um momento de partilha comum quer do ponto de vista da transmissão de conhecimentos quer do ponto de vista da abordagem cultural. Não deve, porém, em circunstância alguma, substituir-se à família.


Medidas Propostas
  1. Currículo e carga horária diferenciada para alunos estrangeiros, com investimento no Português Língua Não Materna (PLNM).
  2. Projetos que fomentem a partilha de ideias para iniciativas plurais (particularmente direcionados para) alunos estrangeiros, financeiramente carenciados, com necessidades educativas especiais; investindo em mais professores, assistentes operacionais e técnicos: Escola Efetivamente Inclusiva.
  3. Criação de patrulhas de alunos mentores que apoiem outros alunos na aprendizagem da língua portuguesa.