PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada


Exposição de motivos
Cada vez mais se torna necessário a abordagem da pluralidade nas escolas.
Cada vez mais, o universo estudantil abrange uma maior diversidade de culturas, línguas, credos que torna a sociedade mais rica, mas também mais desafiadora, pois obstáculos como a língua ou até a cultura, podem ser entraves à educação dos jovens.

Se queremos uma escola mais plural e participativa, não podemos deixar em segundo plano esses mesmos intervenientes, ou seja, nós os jovens.
A nossa voz é demasiado importante para que não seja ouvida e, é por isso, que consideramos que todos os alunos sem exceção devem ter os mesmos direitos, a saber uma maior democratização no acesso a ferramentas de trabalho por parte da escola, das plataformas digitais e dos professores. A falta dessas ferramentas prejudica grande parte dos alunos, já que nem todos podem pagar as licenças exigidas pelas editoras ou outras plataformas. Como por exemplo, as plataformas digitais que são ferramentas utilizadas na nossa escola e em todo o país. Da mesma forma, a falta de acesso do ensino para todos, já que alunos com mais dificuldades de integração ( a nível social, linguístico e económico) nem sempre conseguem ter as mesmas oportunidades de aprendizagem e de integração, primeiro na escola e, mais tarde, em sociedade.
Se queremos uma Educação inclusiva - Uma escola aberta a todos! Não só aos estrangeiros, mas também aos deficientes físicos, visuais e auditivos, ou seja, o acesso deve ser “plural”, não distinguindo alunos. Todos, mas mesmos todos são ou deveriam ser iguais no acesso à educação e, em última análise, o direito à felicidade! A Escola tem de mudar e ser de facto para os jovens.
Cada vez mais se torna necessário a abordagem da pluralidade nas escolas. Cada vez mais devemos caminhar e viver uma educação para uma escola democrática, Plural e participativa.
Queremos uma Educação inclusiva - Uma escola aberta a todos sem exceção!


Medidas Propostas
  1. Permitir o acesso de todos os alunos a ferramentas de estudo digitais ou outras, gratuitas.
  2. Acesso a todos os alunos a um Kit com material para o ano letivo com material escolar básico independentemente da sua condição social, económica ou até linguística.
  3. Apoios especiais ( Amigos Conselheiros, Unidades de apoio ao estudo, professores com formação de inglês) para todos os alunos independentemente das suas dificuldades, e os alunos que tenham alguma deficiência física.