PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Torrão


Exposição de motivos
Com as nossas propostas pretendemos que os alunos possam criar espaços de discussão e participar em processos de tomada de decisão a vários níveis. Há diferentes formas de fortalecer e viver a democracia e os alunos têm de ter uma voz ativa e consequente.

Se, por um lado, os alunos devem, na nossa perspetiva, ter uma voz ativa de forma regular na vida interna e diária da Escola, por outro, é nossa vontade que os temas mais interessantes para nós e que consideramos importantes possam ser discutidos e sufragados por todos os alunos tornando a Escola um local mais plural e participado.

Além disto, a cultura, a informação e as diferentes expressões musicais podem ser um forte argumento para que alunos como nós participem e criem em espaços onde a nossa voz será mais ativa, estreitando os laços entre a comunidade escolar.


Medidas Propostas
  1. Realização de assembleias regulares: As reuniões regulares decorrerão em dia previamente marcado, durante o período escolar, e agendadas pela Direção e/ou a pedido dos membros da comunidade educativa. Os assuntos a serem debatidos incidem sobre o funcionamento, atitudes e situações a melhorar na Escola. Propomos que estas reuniões contem com a presença de alunos, professores e membros da Direção.
  2. Implementação de Referendos na Escola: Os referendos funcionariam como uma votação e seriam utilizados em casos onde a comunidade educativa tem propostas de melhoria ou soluções inovadoras. Os referendos iriam determinar sobre a eventual implementação de medidas e, tão importante quanto isso, constituem um espaço de reflexão e debate de ideias, bem como de aprofundamento de uma visão democrática e cidadã em contexto escolar.
  3. Criação de Rádio(s) Escolar(es): A criação de rádios escolares será um espaço de encontro através da música e de debate. Dinamizada pelos alunos, além de passar música, cada Rádio Escolar será um espaço de criação e fruição cultural. Também a criação de podcasts de debate entre os alunos e outros membros da comunidade educativa é um ponto-forte no que respeita ao aprofundamento da troca de ideias e da partilha de diferentes experiências e gostos, numa Escola que se quer inclusiva.