PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de São Miguel de Fátima


Exposição de motivos
A existência de um grupo de alunos organizado e coordenado, nas escolas, que promova atividades culturais, comemorativas dos valores da Liberdade e dos Direitos do Estudante e que valorize e assinale o dia 24 de março, o Dia Nacional do Estudante. A medida visa incentivar a uma participação plural e ativa dos alunos e responsabiliza as escolas na implementação de estratégias para esse fim.
2 – Considerando a necessidade de ter um conhecimento mais aprofundado sobre política e liberdade de expressão, propõe-se que a Comissão de Educação nomeie deputados, em cada distrito, para colaborarem com as escolas na abordagem destes temas. Os alunos, futuros eleitores, sentem a necessidade de ter um conhecimento mais esclarecedor sobre ideologias políticas. Esta abordagem nas escolas, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, complementando o domínio Instituições e Participação Democrática, por estes agentes políticos tornaria a temática mais aliciante.
3 – Reconhecendo que o 25 de Abril trouxe grandes mudanças ao nosso país, pretendemos promover o interesse sobre esta temática, nas escolas, através da participação dos alunos, num concurso a nível nacional. A competitividade saudável, por ciclo escolar, proporcionará a elevação de conhecimentos sobre este marco histórico e a gamificação uma estratégia a utilizar para envolver um grande número de alunos pelas escolas do país


Medidas Propostas
  1. Criação de um grupo de alunos coordenador de atividades culturais, nas escolas, que relembre o dia 24 de março - Dia Nacional do Estudante, os valores da Liberdade, os direitos alcançados e os movimentos estudantis.
  2. Criação de um grupo de deputados, por distrito, que colabore na abordagem de informações básicas sobre teoria política e/ou liberdade de expressão.
  3. Criação de um concurso nacional, por ciclo escolar, sobre a temática do 25 de Abril.